AS SETE TALHAS DA PURIFICAÇÃO

AS SETE TALHAS DA PURIFICAÇÃO

Texto Jo 2.1-10
 
O que me chamou a atenção para conversarmos nesta noite sobre o texto acima era o processo de purificação usado naquela época, onde as pessoas se purificavam antes de entrar em suas casas. Jesus falou ao meu coração sobre as talhas que precisamos entrar para purificação de nosso casamento.
Sl 12.6 – “As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada numa fornalha de barro, purificada sete vezes”
1.ª TALHA: A PALAVRA (a base) tudo é realizado por sua Palavra. Jesus disse: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”. (João 15.3)
2.ª TALHA: HONRA - (Hb 13.9), “Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará”
3.ª TALHA: INTIMIDADE – isto se consegue com o passar do tempo, é algo que vai amadurecendo. (1 Jo 1.7), “mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado”.
4.ª TALHA: ALIANÇA (Visão e amizade) Compartilhar metas e andar juntos. O profeta perguntou há muito tempo, “Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” (Amós 3.3). Construir um lar bem sucedido carece unidade de propósito. Uma pessoa, cujo primeiro compromisso é servir o Senhor, freqüentemente se achará em desacordo com outra pessoa cujo primeiro desejo é ganhar dinheiro, ou divertir-se, ou trabalhar. Abençoado, na verdade, é o homem ou mulher que pode olhar para seu lar e afirmar confiantemente, “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. O compartilhamento de um propósito comum na vida dá uma âncora que segurará o lar durante as tormentas.
5.ª TALHA: COMUNICAÇÃO (Ef 4.29,31) – “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem… Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós.”Comunicação é um processo verbal ou não verbal de compartilhar informações com outra pessoa, de tal formal, que ela compreenda o que se está transmitindo. A maioria dos problemas existente nas famílias é decorrente da falta de comunicação adequada, conversa, diálogo;
Às vezes até conversam bastante, mas num sistema destruidor, que fere, magoa, machuca e que muitas vezes deixa cicatrizes incuráveis;
Precisa haver diálogos sadios que tem como fim, a solução dos problemas;
“A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto”. Pv 18.21
1) A comunicação que edifica: promova-a. Pv 18.21
Diz : na parte “B” do versículo: O que bem a utiliza come de seu fruto = vida
2) A comunicação que destrói: combata. Pv 18.21
Diz: na parte “B” do versículo: o que Mal a utiliza come de seu fruto = morte
Há mulheres enfermas na alma em função daquilo que vem ouvindo dos filhos “e vice- versa”.
“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”. Tg 1.19
Na comunicação existem três coisas básicas: veja o texto de Tiago 1.19 devemos ver o texto nas linhas e nas entrelinhas:
Falar, Ouvir e Compreender
NOTA: Deus nos deu:
duas pernas/ pés, duas mãos, dois ouvidos,dois olhos, dois canais de respiração,
mas somente “1” língua.
6.ª TALHA: PACIÊNCIA E TOLERÂNCIA (livrando-se do egoísmo) Crianças mal acostumadas tornam-se adultos egoístas, e pessoas egoístas são maus parceiros em qualquer tipo de relacionamento. Não há meio de se compartilhar uma casa, uma família, ou uma vida junta sem disposição a dar. O Senhor fala diretamente deste ponto (Efésios 5.22 e segs.) quando ele instrui as esposas a que “sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor,” e imediatamente instrui os maridos: “amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja, e a si mesmo se entregou por ela.”
Sua mulher tem algumas verrugas e algumas manchas? Você também tem. Você se cansa de agüentar as imperfeições dela? Ela se cansa das suas. Ele tem algumas maneiras que são imensamente incômodas? Você também. Você descobriu que ele não é perfeito? Ele descobriu a mesma coisa em você. Você quer que sua esposa passe por cima de ninharias e preste atenção no que realmente importa? Você tem que ser o modelo para esse comportamento. Dar e dar mais e mais é um elemento essencial para a construção de um lar.
7.ª TALHA: AMOR (o adesivo divino) 1 Pe 1.22, “Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro.”
O apóstolo Paulo descreveu o manto de Cristo que deveria envolver as vidas de todos os santos (Cl 3.12-15).
“Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.” O amor é a qualidade que traz consigo todos os outros atributos num único propósito.
No matrimônio, o amor é a cola que liga um homem e uma mulher como se fosse um só, e faz com que eles se entrelaçam, aderem, fixam um ao outro quando outras forças estiverem atuando para separá-los. O amor que mantém intacto um matrimônio é o amor aprendido com Deus, que mergulha suas raízes profundamente no coração e muda tanto sentimentos como comportamento. Faz-nos ser uma só carne.
Pr. Ricardo Raymundo
 

Sede: Elzira Vivacqua, 195 - Jardim Camburi - Cep 29090-350 - Vitória - ES - Brasil
Rádio Profetizando Vida © - www.profetizandovida.com

Desenvolvido e Hospedado por Poly Design - www.polyinformatica.com