O HOMEM DO SÉCULO XXI

 

O HOMEM DO SÉCULO XXI
Pr. Ricardo Raymundo
O HOMEM ERA PERFEITO
“E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou”. Gn 1.27
O HOMEM FEZ A OPÇÃO DE VIVER SÓ, AMANTE DE SI MESMO…
“E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos do seu coração era só má continuamente”. Gn 6.5
“MAS o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência, Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos manjares que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças, Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada”. 1 Tm 4.1-5
“Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse. Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos do nosso Senhor Jesus Cristo, Os quais vos diziam que, nos últimos tempos, haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências. Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito”. Jd 16-19
Em sua segunda carta a Timóteo, no capítulo 3.1-9, o apóstolo Paulo fala a respeito dos homens dos últimos dias, aos quais se refere como “homens maus” (v. 13). No início do capítulo, são relatadas diversas características dessas pessoas, Uma rápida observação das palavras que seguem “amantes de si mesmas” revela um estado de vida bastante pecaminoso, assim como atitudes e atos pecaminosos. Tal amor a si próprio é tão poderoso que os “amantes de si mesmos” são “mais amigos dos prazeres que amigos de Deus”. E isso está em profunda contradição com o Grande Mandamento: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento.
O segundo, semelhante a este, é: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22.36-39).RESULTADO DE SEREM AMANTES DE SI MESMO:
.São egoístas: Amam a si mesmos acima de todas as coisas. Em função do proveito próprio desprezam a Deus e ao semelhante.
.Avarentos: Idolatram o dinheiro.
.Presunçosos: Se orgulham de algo que, de fato, não são.
.Soberbos: Julgam-se superiores aos demais.
.Blasfemos: Proferem palavras ofensivas contra Deus.
.Desobedientes aos pais… e , conseqüentemente , insubmissos a todo tipo de autoridade.
.Ingratos
.Profanos: Manifestam desrespeito ao que é sagrado.
.Sem afeto natural: não se relacionam corretamente com a família.
.Irreconciliáveis: são incapazes de perdoar.
.Caluniadores: Proferem falso testemunho contra o próximo.
.Incontinentes: Não têm controle sobre seus impulsos e desejos.
.Cruéis: Têm prazer em causar sofrimento aos outros.
.Sem amor para com os bons.
.Traidores.
.Obstinados: Não aceitam correção nem conselho. Não desistem de suas práticas pecaminosas.
.Orgulhosos: Incapazes de um ato de humildade. Incapazes de pedir perdão ou praticar uma ação humilde; Incapazes de servir; Incapazes de pedir ajuda. Enfim, o orgulhoso evita qualquer situação que possa parecer humilde ou de rebaixamento.
.Mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus.
Todas essas práticas malignas trazem conseqüências terríveis. No versículo 13, diz que essas pessoas irão de mal a pior, enganando e sendo enganadas. Nota-se, nesse texto, o princípio da semeadura e da colheita. Todo o mal praticado voltará multiplicado sobre aquele que o praticou. E a pior conseqüência de uma vida pecaminosa é a perdição eterna.
Na seqüência do texto, Paulo se refere a Timóteo como uma pessoa diferente das citadas anteriormente. “Tu porém , tens seguido a minha doutrina.”(v.10).”Tu porém , permanece naquilo que aprendeste.”(v.14). Timóteo era um cristão autêntico e por isso tinha uma vida diferente da vida dos ímpios.
Essa diferença se baseava em dois fatores fundamentais:
- O exemplo de Paulo para Timóteo (v. 10).
- O conhecimento das Escrituras Sagradas (v.15).
Que possamos também ser pessoas diferentes, cheias da Palavra de Deus, pois, quem assim vive, na prática da vontade do Senhor, terá conseqüências abençoadas em sua vida e acima de tudo, a salvação eterna. Que possamos refletir sobre nossas vidas e tomar o rumo certo. Ainda há tempo. Não perca sua oportunidade.
1º PASSO - ARREPENDIMENTO
“Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia, agora, a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam”. At 17.30
2º PASSO – NOVA POSTURA DESPOJAR O VELHO HOMEM
“E vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade”. Ef 4.24 - Por toda a caminhada cristã há o despojar-se dos velhos caminhos (do velho homem com suas paixões enganosas) e o revestir-se do novo homem, “criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (Ef 4.24).
Essa é a caminhada diária do cristão. Despojar-se do velho homem é o equivalente a negar a si mesmo, e revestir-se do novo homem envolve tomar sua cruz e seguir a Cristo.
3º PASSO – SE ENTREGAR A CRISTO E TUDO NOVO SE FARÁ
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. 2 Co 5.17
“E, o que estava assentado sobre o trono, disse: Eis que faço novas todas às coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis”. Ap 21.5
PAZ

Sede: Elzira Vivacqua, 195 - Jardim Camburi - Cep 29090-350 - Vitória - ES - Brasil
Rádio Profetizando Vida © - www.profetizandovida.com

Desenvolvido e Hospedado por Poly Design - www.polyinformatica.com