GRAÇA SUSTENTADORA

 

GRAÇA SUSTENTADORA
Pr. Ricardo Raymundo
O que é a graça divina? E como esta graça atua em nossa vida?
Algumas definições sobre a GRAÇA de Deus:
A graça de Deus é o Seu favor não merecido, contrário ao merecimento, mediante o qual a penalidade merecida e conseqüente é suspensa pela Misericórdia; e todas as bênçãos positivas são concedidas ao crente arrependido, pela Graça. Citação de Phillips: “A graça é algo em Deus que se encontra no âmago de todas as Suas atividades remidoras, é Deus baixando-se e estendendo a mão, inclinando-se desde as alturas de sua majestade a fim de tocar e segurar a nossa insignificância e pobreza.” Citação de Champion: “A Graça é amor operando a redenção; amor que persiste apesar do pecado; amor descendo ao nível do indigno e culpado.” Citação de Scolfield: “A Graça é um vocábulo moderno usado para traduzir a palavra Grega “Charis”, que significa “favor”, sem recompensa ou equivalente.
Como já ouvimos graça é definida como favor, misericórdia, perdão. A graça é um atributo, uma característica divina exercida para com os seres humanos. Ao cair em pecado, o homem experimentou as amargas conseqüências da transgressão. Nessa condição, não havia nada que pudesse fazer para modificar a sua situação. Não fosse a intervenção divina, a humanidade estaria condenada a uma miserável existência e por fim a morte, sem nenhuma esperança de vida.
O que a Bíblia diz:
“Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo”. Jo 1.17
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente, pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”. Rm 3.23,24
“Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça”. Rm 5.20
“Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça”. Rm 6.14
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; Não vem das obras, para que ninguém se glorie”. Ef 2.8,9
“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” Fp 1.6
I. A Graça de Deus me sustenta…
1. VOU PERMANECER DE PÉ QUANDO SOU TENTADO
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.” 1 Pe 5.8
“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas, fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis, antes, com a tentação, dará também o escape, para que a possais suportar” 1 Co 10.13
2. O SENHOR NOS DÁ DIREÇÃO QUANDO ESTOU DESORIENTADO
“Mas, o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus,
O qual, também, nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.” 2 Co 1.21-22
“Porque Deus é o que opera em vós, tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” Fp 2.13
3. O SENHOR ME ENCORAJANDO QUANDO ESTOU ATRIBULADO
“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus: eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” Is 41.10
“DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” Sl 46.1
II. COMO RECEBER A GRAÇA SUSTENTADORA
1. CLAME POR DEUS
“Antes dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpem as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações”. Tiago 4.6-8
2. FOQUE SUA MENTE NA PALAVRA DE DEUS
“A minha alma está pegada ao pó: vivifica-me, segundo a tua palavra.” Sl 119.25
3. ACEITE AJUDA DAS PESSOAS DE DEUS
“Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.” Gl 6.2
4. CREIA NAS PROMESSAS DE DEUS
“Dá esforço ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos certamente cairão, Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias: correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” Is 40.29-31
“Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” 2 Co 4.18
“Acerca do qual, três vezes orei ao Senhor, para que se desviasse de mim; E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.” 2 Co 12.8,9
Conclusão

“Aos santos e irmãos fiéis em Cristo, que estão na IAB. Graça a vós, e paz, da parte de Deus, nosso Pai e da do Senhor Jesus Cristo”!
Cl 1.2
PAZ

Sede: Elzira Vivacqua, 195 - Jardim Camburi - Cep 29090-350 - Vitória - ES - Brasil
Rádio Profetizando Vida © - www.profetizandovida.com

Desenvolvido e Hospedado por Poly Design - www.polyinformatica.com