O QUE NÃO PODEMOS AMAR

 

O QUE NÃO PODEMOS AMAR
“Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre”. 1 Jo 2.15,16
ESTE TEXTO PODE SER COMPARADO A CL 3.1-3. TODOS NÓS SEGUIMOS AQUILO QUE AMAMOS; DESEJAMOS AQUILO QUE NOS AGRADA; UMA PESSOA PODE CULTIVAR OS DESEJOS MUNDANOS ATÉ QUE SUA ALMA SEJA CATIVADA PELO MUNDO.
01. UMA DIREÇÃO, UM ALVO
. NÃO AMAR O MUNDO – PRIMEIRO MANDAMENTO AMAR A DEUS – Mt 22.37, “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento”.
. NEM TÃO POUCO O QUE HÁ NELE – NÃO ESTÁ EM FOCO AQUI O MUNDO FÍSICO E SEUS OBJETOS A SUA CRIAÇÃO, MAS SIM A QUESTÃO ÉTICA, A PALAVRA APONTA PARA O QUE SE CORROMPEU COM VÍCIOS, BLASFÊMIAS E COM ATITUDES QUE NOS AFASTARAM DA PRESENÇA DE DEUS, OU SEJA, O SISTEMA DO MUNDO, O ATUAL.
02. POR QUE DEUS NOS DÁ ESTA DIREÇÃO?
Rm 8.5-9, “Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”. 1 Jo 5.19 – “Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno”.
. VAMOS FICAR ATENTOS COM OS ELEMENTOS PREJUDICIAIS COMO LEMOS… “PORQUE TUDO QUE HÁ NO MUNDO”, VEJAMOS OUTROS TEXTOS E DEPOIS RETORNAREMOS. Rm 13.14 – “Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências”. Gl 5.16 – “Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne”; 19-21- “Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus”.
A PALAVRA concupiscência SIGNIFICA UM TERMO ORDINÁRIO, DESEJO DE QUALQUER ESPÉCIE BAIXA, DA MESMA RAIZ DE APAIXONADO, CHEIO DE PAIXÃO, DESEJOS DA CARNE, MUITA DOR.
. A concupiscência da carne – OS MAUS DESEJOS DA NATUREZA HUMANA: Ef 2.1-3 – “Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais”.
. A concupiscência dos olhos – A VONTADE DE TER O QUE AGRADA OS OLHOS. É AS PORTAS, AS JANELAS DOS DESEJOS ILÍCITOS. OS OLHOS OBSERVAM O QUE É AGRADÁVEL A CARNE LEVANDO A MENTE A COBIÇA. Ec 1.8 – “Todas as coisas estão cheias de cansaço; ninguém o pode exprimir: os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos se enchem de ouvir”. Tg 4.4 – “Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.
. A soberba da vida – ORGULHO PELAS COISAS DA VIDA, OSTENTAÇÃO DOS BENS. OS HOMENS FAZEM DO PRÓPRIO “EU” UM DEUS, GASTAM TUDO QUE POSSUEM DINHEIRO E ENERGIAS, OU AO CONTRÁRIO. TUDO ISTO PARA O PROPÓSITO DO “EU”, O PERVERSO E PEQUENO “EGO” QUER QUE SUBAMOS NO PALCO DA VIDA COM TODOS OS REFLETORES FOCADOS EM NÓS.
1 Pe 2.11,12 – “Amados, exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma; tendo o vosso procedimento correto entre os gentios, para que naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, observando as vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação”.
03. QUAL A PROCEDÊNCIA DESTAS COISAS
. VEM DO MUNDO, DESTE SISTEMA
. TUDO ISTO PASSA, 1 Co 7.29-31 – “ Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; pelo que, doravante, os que têm mulher sejam como se não a tivessem; os que choram, como se não chorassem; os que folgam, como se não folgassem; os que compram, como se não possuíssem; e os que usam deste mundo, como se dele não usassem em absoluto, porque a aparência deste mundo passa”.
04. O QUE DEVO FAZER
. FAZER A VONTADE, Jo 6.27 – “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; pois neste, Deus, o Pai, imprimiu o seu selo”.
Jo 12.43 - “porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus”.
Mt 6.24 - “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas”.
05. CONSEQÜÊNCIA DAQUELES QUE FAZEM A VONTADE DE DEUS
. PERMANECEM PARA SEMPRE – “mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre”.
DEIXEMOS DE LADO OS INTERESSES DESTE MUNDO, AS COISAS TERRENAS E VIVAMOS PARA O MUNDO VINDOURO.
PAZ!
PR. RICARDO RAYMUNDO

Sede: Elzira Vivacqua, 195 - Jardim Camburi - Cep 29090-350 - Vitória - ES - Brasil
Rádio Profetizando Vida © - www.profetizandovida.com

Desenvolvido e Hospedado por Poly Design - www.polyinformatica.com