O ZELO – UMA QUALIDADE AMADA POR DEUS

 

O ZELO – UMA QUALIDADE AMADA POR DEUS
Pr. Ricardo Raymundo
Uma das qualidades indispensáveis na vida dos servos do Senhor é o “Zelo”- DEDICAÇÃO, ESMERO, APLICAÇÃO, CUIDADO, CAPRICHO, VIGÍLIA, ATENÇÃO; ela manifesta-se no ardor, na afeição e no cuidado extremo por Deus e Sua obra. É um estado de vida que leva-nos a renunciar o “eu”, os planos próprios e os sonhos cultivados ao longo de uma vida. O zelo ao Eterno obriga-nos a colocá-Lo em primeiro lugar em detrimento da nossa própria vida. Pois, o que nos importa é satisfazer àquele que nos chamou e agraciou com a salvação. Sejamos, pois zelosos!
A vida dos salvos é marcada pela total entrega, já não somos nossos, vivemos para a honra e glória única do Salvador. O que leva-nos a agir desta forma é o (1) amor que é gerado nos corações, que sensíveis ao Espírito procuram (2) obedecer às determinações divinas, (3) confiantes que são passos seguros e que produzem (4) intimidade que culmina com a vida eterna.
O VERDADEIRO EXEMPLO A SEGUIR
João 2.17 Lembraram-se então os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me devorará.
A palavra, diz que: o “… zelo pela casa do Senhor o consumiu…” (João 2.17), podemos entender, que Jesus o Filho de Deus, era marcado pelo zelo no que dizia respeito à casa do Senhor. A Bíblia diz novamente em Mateus 21.12: “Entrou Jesus no templo, e expulsou a todos os que vendiam e compravam, e derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.”, expulsou a todos os que ali vendiam e compravam. O que levou o Senhor Jesus a fazer isto? Acredito que foi o zelo pela casa do Pai.
Com esta atitude Jesus deixou bem claro, que era marcado pelo zelo para com a casa do Pai.
AS VIDAS ACEITAVAM E SE TORNAVAM ZELOSOS
Atos 21.20 Ouvindo eles isto, glorificaram a Deus, e disseram-lhe: Bem vês, irmãos, quantos milhares há entre os judeus que têm crido, e todos são zelosos da lei;
TODO LÍDER PRECISA SER ZELOSO
Romanos 12.8 ou que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com zelo; o que usa de misericórdia, com alegria.
NO ÂMBITO DOS DONS HÁ NECESSIDADE DE ZELO
1 Coríntios 12.31 Mas procurai com zelo os maiores dons. Ademais, eu vos mostrarei um caminho sobremodo excelente. 14.1 Segui o amor; e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. 14.39 Portanto, irmãos, procurai com zelo o profetizar, e não proibais o falar em línguas.

ZELO NO CUIDADO DO LÍDER

2 Coríntios 7.7 e não somente com a sua vinda, mas também pela consolação com que foi consolado a vosso respeito, enquanto nos referia as vossas saudações, o vosso pranto, o vosso zelo por mim, de modo que ainda mais me regozijei.
8.7 Ora, assim como abundais em tudo: em fé, em palavra, em ciência, em todo o zelo, no vosso amor para conosco, vede que também nesta graça abundeis.
O ZELO PELA OBRA
2 Co 8.21 – “pois zelamos o que é honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens”.
2 Co 11.28 – “Além dessas coisas exteriores, há o que diariamente pesa sobre mim, o cuidado de todas as igrejas. ”
“Levo no meu corpo as marcas de Cristo” (GL 6.17) será que queremos como o apóstolo Paulo levar as marcas de Cristo?
A Minha pergunta para nós seria: Quais são as marcas de Cristo?
A palavra que Paulo usou no livro aos Gálatas para “marcas”, origina-se da palavra grega “stigma”- uma marca que fala sobre ser propriedade de alguém ou algo. Jesus quando andou em nosso meio, nos revelou algumas marcas que estavam bem fortes em seu coração.
8.17 pois, com efeito, aceitou a nossa exortação; mas sendo sobremodo zeloso, foi por sua própria vontade que partiu para vós.
9.2 porque bem sei a vossa prontidão, pela qual me glorio de vós perante os macedônios, dizendo que a Acaia está pronta desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado muitos.
11.2 Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; pois vos desposei com um só Esposo, Cristo, para vos apresentar a ele como virgem pura.
ZELO ERRADO
Filipenses 3.6 quanto ao zelo, persegui a igreja; quanto à justiça que há na lei, fui irrepreensível.
O QUE DEVEMOS PRATICAR
Tito 2.14 que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras.
NOSSA ESPERANÇA
Hebreus 6.11 E desejamos que cada um de vós mostre o mesmo zelo até o fim, para completa certeza da esperança;
PROTEÇÃO
1 Pedro 3.13 Ora, quem é o que vos fará mal, se fordes zelosos do bem?
RETORNE A PALAVRA E SEJA ZELOSO PARA COM DEUS E SUA OBRA
Apocalipse 3.19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te.
Paz

Sede: Elzira Vivacqua, 195 - Jardim Camburi - Cep 29090-350 - Vitória - ES - Brasil
Rádio Profetizando Vida © - www.profetizandovida.com

Desenvolvido e Hospedado por Poly Design - www.polyinformatica.com