CUIDE E GUARDE O JARDIM

CUIDE E GUARDE O JARDIM

A QUEDA DO HOMEM
O que aconteceu ao homem assim criado?
Gn 2.15 - “Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden, para o lavrar e guardar”.
“Cultivar e guardar”. Esta palavra indica que havia perigo, havia um adversário.
Satanás = adversário.
Satanás já estava ali observando. Ele odeia a Deus e ao homem feito a imagem e semelhança de Deus, destinado ao trono de Deus, com os anjos a seu serviço, para dominar a terra. Tudo o que ele queria para si.
Mas Deus decretou que a terra era do homem e que só ele podia agir no planeta. Satanás não é homem, portanto, não pode agir diretamente na terra. Ele precisa de “canais” seus para agir aqui.
Logicamente, para colocar seus planos em ação, Satanás teria que destruir a vida do homem e o plano de Deus para a terra.
Como não havia homens na terra para ele usar, ele usou um animal, a serpente. Que ironia! Em vez de “dominar sobre os animais”, a mulher deu ouvidos a um animal - e aí já estava saindo da ordem estabelecida por Deus.
Satanás não poderia anular a existência do homem - pois este era “alma vivente”; mas conhecendo a Deus, ele sabia que se o homem se rebelasse e se tornasse independente à ordem divina, Deus se afastaria, e o homem ficaria separado de Deus, e isto é morte. Morreria espiritualmente, e depois fisicamente.
Satanás colocou a semente do pecado no homem; este a recebeu, e passou DA VIDA para a MORTE. Ficou separado de Deus porque perdeu a vida de Deus - MORREU!
O homem se tornou servo de Satanás que, por sua vez, se tornou “príncipe deste mundo”, e a terra passou para suas mãos.
Jo 14. 30 - “Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo, e ele nada tem em mim”.
Lc 4. 6 - “E disse-lhe: Dar-te-ei toda a autoridade e glória destes
reinos, porque me foi entregue, e a dou a quem eu quiser.
Satanás vem, como Jesus descreve em Jo 8. 44, “homicida desde o princípio”, disfarçado, mentiroso - “o pai da mentira”.
Ele sempre ataca de fora para dentro.
Gn 3. 1,6 - “Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse `a mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Responde a mulher `a serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: -Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais”.
Gn 2. 17 - “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, morrendo morrerás.”
TODA A RAÇA HUMANA ESTAVA EM ADÃO QUANDO ELE PECOU, POIS TODOS VIERAM DE SUA SEMENTE, E ESTA FOI CONTAMINADA PELO PECADO.
Rm 5. 12 - “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.”
A palavra de Deus (Gn 2.17) foi cumprida e a MORTE entrou no mundo. No MESMO DIA em que Adão e Eva pecaram, eles morreram ESPIRITUALMENTE,… E mais tarde morreram fisicamente.
O que se chama “vida” no homem depois da queda, na realidade é MORTE, pois é vida do tipo da de Satanás. Quando este tipo de “vida” começou a se manifestar na terra apareceram: doença, miséria, pobreza, morte, corrupção, egoísmo, desigualdade, etc.
É o princípio da morte no homem que o faz incapaz de compreender as coisas de Deus.
Gn 2.15 - “Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden, para o lavrar e guardar”.
“Cultivar e guardar”. Esta palavra indica que havia perigo, havia um adversário.
Gn 2.5 – O homem ainda não havia lavrado a terra – “não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois nenhuma erva do campo tinha ainda brotado; porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, nem havia homem para lavrar a terra”.
Gn 2.8 – Deus plantou o homem, “Então plantou o Senhor Deus um jardim, da banda do oriente, no Éden; e pôs ali o homem que tinha formado”.
Gn 2.15 – Para cultivar e guardar o jardim, “Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden, para o lavrar e guardar”.
Semear com fartura
2 Co 9.6 – “Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará”.
Sl 126.6 – “Aquele que sai chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de júbilo, trazendo consigo os seus molhos”.
Ec 11.4 – “Quem observa o vento, não semeará, e o que atenta para as nuvens não segará”.
Gl 6.7-9 – “Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 6:8 Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. 6:9 E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. 6:10 Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé”.
GUARDAR
Js 23.6 – “Esforçai-vos, pois, para guardar e cumprir tudo quanto está escrito no livro da lei de Moisés, para que dela não vos desvieis nem para a direita nem para a esquerda”.
Sl 19.11 – “Também por eles o teu servo é advertido; e em os guardar há grande recompensa”.
Jo8.51 – “Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte”.
Apocalipse 3.8 Conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar), que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. 3.10 Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra.
Ap 3.3 – “Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. Pois se não vigiares, virei como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei”.
Pr. Ricardo Raymundo

Sede: Elzira Vivacqua, 195 - Jardim Camburi - Cep 29090-350 - Vitória - ES - Brasil
Rádio Profetizando Vida © - www.profetizandovida.com

Desenvolvido e Hospedado por Poly Design - www.polyinformatica.com