A ESCOLA DOMINICAL E A RESPONSABILIDADE DOS PAIS

A ESCOLA DOMINICAL E A RESPONSABILIDADE DOS PAIS

Pv 22.6, “Instrui ao menino no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.
A responsabilidade dos pais crentes com a escola dominical é dupla. Em primeiro lugar, os pais precisam ser assíduos e freqüentes na escola dominical. Os pais que vão somente ao culto vespertino, achando que faltar na escola dominical não tem tanto problema, certamente deixarão de progredir como deveriam na vida cristã. A presença dos pais na escola dominical é imprescindível, pois, afinal de contas, nós pais somos (bem ou mal) modelos para os nossos filhos.
Em segundo lugar, os pais precisam levar seus filhos à escola dominical. Gostaria de dar a esse segundo ponto uma atenção especial, visto que está diretamente relacionado ao anterior. Portanto, vamos entender a coisa da seguinte maneira: por que os pais precisam estar na escola dominical? De um lado, porque todos precisam aprender mais e mais das verdades do Senhor; por outro lado, por causa dos filhos. Perdoe-me a batida na mesma tecla, mas isso é importante. Os filhos desejam e precisam ver nos pais a seriedade no trato com a escola dominical. E isso, por si só, deve ser motivo de reflexão para os pais, pois os pais precisam, pela vida e pela palavra, mostrar aos filhos que a escola dominical é um importante veículo de crescimento espiritual.
Geralmente as crianças não apreciam levantar cedo para ir à escola dominical. Boa parte delas já faz isso durante a semana. Porém, os pais devem passar para os filhos que a escola de domingo também é especial por uma série de razões. Erra o pai ou a mãe que acha que não deve levar sua criança à escola dominical, apenas porque ela está cansada por estudar durante a semana, ou porque brincou demais no sábado ou foi dormir tarde por causa daquela festa na igreja. Esse é um tipo de compaixão que não procede. É nessa hora que os pais, amigavelmente, devem mostrar aos filhos que a escola dominical é especial para toda a família.
Lembro-me de um fato ocorrido em uma igreja da qual fui pastor. Quando perguntei a uma irmã porque não trouxe o filho, que na época devia ter seus cinco anos de idade, ela me respondeu: “Ele não quis vir”. Eu não sei como está ou por onde anda aquele que agora é um rapaz. Receio que ele tenha seguido o caminho de seus irmãos mais velhos que abandonaram a igreja porque a mãe comodamente aceitava o fato de que eles não quiseram vir.
Papai e mamãe, tragam seus filhos à escola dominical, tenham eles vontade ou não. Cumpram as suas responsabilidades como um dia prometeram a Deus quando levaram seus filhos para serem apresentados. Pois, como no caso daquela mãe, amanhã poderá ser tarde de mais para chorar o que podia ser evitado ontem.
CONCLUSÃO
“Pondes, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma… e ensinai-as a vossos filhos…” (Dt 11.18-19). Este imperativo é de Deus para os Pais. As avós, as tias, o Professor da Escola Dominical, o Pastor – todos podem ajudar, mas, a responsabilidade é dos Pais, e será cobrada deles, por Deus, em caso de omissão ou negligência. É certo que Deus não pede o que o homem não tem para dar e não exige o que o homem não pode fazer. Assim, pai, ou mãe, não precisa se preocupar em formar-se em pedagogia, em psicologia, ou qualquer outro curso superior a fim de cumprir a ordem de Deus em relação aos filhos. Muitos não podem cursar uma faculdade, e Deus não exige isto.
Para ensinar os filhos, o que Deus exige é “Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma…”. Esta exigência pode ser cumprida por todos os pais que forem filhos de Deus. Contudo, ninguém poderá conhecer a Palavra de Deus, se não ouvir, se não ler, se não estudar. Agora, se o crente, filho de Deus, mesmo ouvindo, mesmo lendo, mesmo estudando a Bíblia, quer na Escola Dominical, quer nos cursos regulares de teologia, não consegue entender o que leu o que ouviu o que estudou então Tiago, diz: “E, se alguém de vós tem falta de Sabedoria, peça-a a Deus que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada” (Tg 1.5).
A Sabedoria é dada para poder entender o que ouviu o que leu o que estudou. Assim, o pai, ou mãe, mesmo sendo filho de Deus se não ouvir, se não ler, se não estudar a Bíblia, então Deus não pode fazer nada! “Ponde”, foi o que Deus disse! Por a Palavra de Deus no coração e na alma é responsabilidade do homem, não de Deus! Dar sabedoria para compreender a Palavra, desde que pedida, é o trabalho de Deus.
“…ensinai-as a vossos filhos,…”. Nenhum pai ou mãe poderá ensinar seus filhos, sem primeiro aprender! Está provado que mais de 70% dos filhos de crentes se desviam da Igreja antes de atingir a idade de 18 anos. A causa principal desta evasão é a falta do ensino da Palavra de Deus. Certamente, se os pais que amam seus filhos, fizessem, hoje, um pouco de sacrifício, indo com eles para a Escola Dominical; se procurassem conhecer as Escrituras, para poder cumprir o “ensinai-as a vossos filhos”, se fizessem isto, seria muito menor o numero de pais que amanhã, irão chorar e pedir orações para seus filhos que estarão no mundo, envolvidos com as drogas, com o crime, e com outras mazelas. Certamente, o ensino materialista e ateu administrados nas escolas seculares não teria influência na vida espiritual das crianças, adolescentes e jovens. O cristão é desafiado constantemente a responder a razão de sua fé concernente aos dilemas suscitados pela ciência (1 Pe 3.15; Jd 3). A ciência moderna costuma distinguir e conceder pesos diferentes entre as afirmações que ela própria faz e as que o cristianismo defende. Para os cientistas, o criacionismo é um assunto que diz respeito à fé e à consciência individual e um problema da religião. E para você? A Bíblia só é digna de crédito se a ciência, a história ou a arqueologia comprovarem as doutrinas bíblicas? Lamentavelmente muitos crentes buscam comprovações científicas para os relatos bíblicos; são servos dos cientistas, não de Cristo; escravos da ciência, não das Escrituras.
Pr. Ricardo Raymundo

Sede: Elzira Vivacqua, 195 - Jardim Camburi - Cep 29090-350 - Vitória - ES - Brasil
Rádio Profetizando Vida © - www.profetizandovida.com

Desenvolvido e Hospedado por Poly Design - www.polyinformatica.com