O CASAMENTO NO SENHOR

 

O Casamento no Senhor
Efésios 5.25-29 – “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito. 28 Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. 29 Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja”;
A expressão casar-se no Senhor foi cunhada pelo Apóstolo Paulo em 1 Coríntios 7.39. O casamento só vale a pena se for no Senhor. Um cristão que não se casa no Senhor está correndo sérios riscos.
Não pense que comparecer a um templo e ter um sacerdote celebrando uma cerimônia perfaz um casamento no Senhor! Absolutamente, não. Há duas condições que possibilitam afirmar que um casamento foi constituído no Senhor.
1º. Quando os Cônjuges têm os Corações Inclinados a Obedecer a Deus.
Muitas vezes a falta de corações inclinados a obedecer a Deus resulta na falência dos relacionamentos conjugais!
Corações fechados para Deus impossibilitam Jesus de atuar no lar. O texto de Apocalipse 3.20 revela o apelo do Senhor em prol de que os crentes o recebam no íntimo de suas vidas. Crentes que somente vivem uma casca de religiosidade são incapazes de se casarem no Senhor.
Neste tipo de casamento, onde Deus atua cada pessoa está preocupada em executar seu papel de acordo com os princípios estabelecidos pelo Criador. Basta verificar Colossenses 3 e o uso da expressão no Senhor pelo Apóstolo. Por exemplo, 3.18 Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor.
2º. Quando os Cônjuges Fazem do Casamento uma Oportunidade de Servir Melhor
Um casamento cristão significa a união de forças, de zelo, de cuidados em prol de uma vida cristã mais refinada. O personagem da parábola dos convidados para as bodas, em Lucas 14.20, que se escusou dizendo “Casei”, portanto não posso ir, estava muitíssimo longe de ter um casamento no Senhor. Se o seu casamento privá-lo de servir ao seu Deus, por favor, não diga que o Senhor está neste negócio!
O texto de Eclesiastes 4.9,10 bem retrata os efeitos de um casamento ideal para um servo de Deus: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro: mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante”. Num casamento no Senhor há cuidado espiritual mútuo, edificação, ministração, e o resultado é indubitável.
Sua esposa sabe que é a pessoa mais importante neste evento (casamento), seu esposo sabe que a pessoa mais importante neste evento (casamento).
Coloque sua atenção as pessoas do casamento, pois muitos casam pelo casamento, muitos estão dando a sua vida pelo casamento, mas não pelo seu cônjuge. O evento mais importante não é o casamento mais as pessoas do casamento. Compramos, gastamos nos endividamos pelo casamento, mais muitas vezes não investimos nas pessoas do casamento.
Não de a sua vida pelo casamento (evento, aparato, estrutura de vida, de comportamento que nos proporciona e muitos dão a vida pelo casamento como organização, pelos filhos, pela casa, pelos bens, mas quantos de nós estamos dispostos a dar, a servir, a se entregar um pelo outro… Salve o seu cônjuge!!!
Deus vê pessoas, Deus ama pessoas, Cristo deu sua vida por pessoas. Sabe por que Deus abençoa o casamento? Porque há pessoas envolvidas!
Sabe por que Deus usa a figura do casamento, porque casamento é a aliança entre duas pessoas.
Você não é empresário do seu casamento ou do seu cônjuge. Não faça do seu casamento o melhor de seus empreendimentos. Deus não colocou do seu lado uma sócia num evento. Deus não estabeleceu uma sociedade igualitária, de regras, valores, empreendimentos, crédito, débito e de benefícios, mas faça do seu casamento a sua expressão maior ao seu cônjuge de AMOR, ENTREGA, HONRA, RENÚNCIA, FIDELIDADE, CARINHO E ZÊLO. Onde está o seu maior valor? Onde está o nosso maior bem? Pelo o que você tem dado sua vida?
O seu cônjuge precisa saber sempre que ele é mais importante muito para você. Quantos de nós estamos dispostos a dar, a se entregar um pelo outro. Salve o seu cônjuge todos os dias!
Pr. Ricardo Raymundo

Sede: Elzira Vivacqua, 195 - Jardim Camburi - Cep 29090-350 - Vitória - ES - Brasil
Rádio Profetizando Vida © - www.profetizandovida.com

Desenvolvido e Hospedado por Poly Design - www.polyinformatica.com