7 PASSOS PARA SUPERAR OS SEUS PROBLEMAS

Pr. Ricardo Raymundo

 

Muitas pessoas buscam em Deus a solução para seus problemas, o que é correto; já ouvimos dizer: "Não diga para Deus o tamanho do seu problema, mas diga para o problema o tamanho do seu Deus". O problema é que muitas pessoas não conseguem mensurá-los nem organizá-los para uma correta e eficaz solução. O que fazer?

Texto base: 2 Reis 4.1-7
1. E UMA mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.
2. E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
3. Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
4. Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.
5. Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.
6. E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.
7. Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.

1- IDENTIFIQUE O PROBLEMA: verso 1

Você poderia dizer: "O problema é financeiro", porém identificar é algo um pouco mais profundo. Entenda porque você está sem dinheiro; qual foi o erro que você cometeu, ou a situação que enfrentou para passar por esta situação. "... renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."Rm 12.2.

O problema da viúva era: Apesar de crentes, eles tinham dívidas e compromissos financeiros, mas com a morte de seu marido, a única forma de pagar era com a vida de seus dois filhos.

Obs: Deus visita a maldade dos pais nos filhos. Muitas vezes nossos filhos pagam pelo erro que cometemos. Ela sabia muito bem o problema que estava enfrentando, e sabia também o que haveria de enfrentar, porém, mesmo assim confiou no Senhor.

2 - SEJA SINCERO COM DEUS E CONSIGO MESMO: verso 2
Eliseu não tinha imediatamente a solução para o problema da viúva, e ele respondeu a ela com uma pergunta: "Que te hei de fazer?".

Em outras palavras Eliseu estava dizendo: "Meu Deus, o que eu vou fazer agora?".

Com uma oração sincera, como que falando sozinho, Eliseu apresenta a situação a Deus, pois ao ver o problema da viúva, não visualizou uma solução imediata para a mesma.

É uma atitude sábia agir com sinceridade diante de Deus. Não é errado ter dúvida, não é errado ter este tipo de insegurança, desde que nos apeguemos ao Senhor buscando resposta e segurança no mesmo.

3 - OFEREÇA PARA DEUS O QUE VOCÊ TEM EM MÃOS: verso 2b

A viúva não tinha muito nas mãos. Apenas uma botija com azeite.

Diante da pergunta do profeta, ela poderia responder: "Não tenho nada, senhor". Talvez ela pudesse pensar: "Ah, não vou dizer que tenho só o azeite, pois não valerá de nada"

Seria um lamentável engano; devemos valorizar o que Deus tem nos dado, por menor que pareça para nós. Com pequenas coisas em mãos, os servos de Deus fizeram maravilhas tremendas:

1 Samuel 17.40 - Davi ao enfrentar Golias, tinha na mão, uma funda e algumas pedras, com elas, venceu o gigante Golias, que durante muitos dias, afrontava o povo de Deus.

Juízes 7.16 - Gideão tinha uma trombeta e foi ela, que usou para conclamar o exército de Israel, para a batalha.

Juízes 15.15 - Sansão tinha uma queixada de jumento e com ele feriu mais de mil filisteus.

Neemias 2.1-2 - Neemias tinha um copo e com ele, aproximou se do rei e conseguiu permissão para reconstruir Jerusalém.

2 Reis 2.08 - Elias tinha um manto e com ele abriu caminho no rio Jordão.

Atos 4.37 - Barnabé tinha um terreno, que vendeu para ajudar aos pobres.

João 6.9 - Um rapaz tinha cinco pães e dois peixinhos, que serviu para alimentar uma multidão.

E você amado, O que tem nas mãos?

4 - APRENDA A RECEBER AJUDA DOS OUTROS: verso 3

Devemos aprender a entender os sinais de Deus e saber que ele usa tudo e todos para nos ajudar a sair de uma provação.

Muitas vezes, um colega de trabalho ou até um estranho na rua nos dá a resposta que esperamos de Deus e não percebendo, o desprezamos.

5 - NÃO PERCA SUA INTIMIDADE: verso 4

Não é porque os vizinhos ajudaram a viúva, que eles poderiam se meter na vida pessoal dela.
É natural durante um problema, acabarmos expondo nossa necessidade para todos ao nosso redor; não diga seu problema para aqueles que não podem te ajudar.

Outra coisa que aprendemos é que ela não dependeu do profeta para multiplicar o azeite. Deus usou suas próprias mãos, que maravilha!

6 - ESTEJA PRONTO PARA RECEBER MAIS DE DEUS: verso 6

A viúva queria continuar enchendo as vasilhas, porém, não havia mais vasilha para encher. Tem crente que se contenta com pouco. "Eu só queria um fusquinha para me locomover...".

Para alcançar as preciosas vitórias de Deus, que é dono do ouro e da prata, é necessário ter fé; ter um espírito empreendedor e conquistador, sempre pronto a novos desafios. Deus quer dar o melhor para nós.

7- ENTENDA PORQUE DEUS TE ABENÇOOU: verso 7

Deus não cura uma doença só por curar..., pois afinal, mais cedo ou mais tarde a morte virá mesmo.

Deus não faz um milagre só por fazer. A fidelidade a Deus também consiste em voltar a Deus com a bênção, e perguntar: Que queres que eu faça agora que adquiri minha vitória?
Abraão recebeu Isaque, mas Deus o pediu em sacrifício. Abraão foi provado; será que você vai passar pela prova da fidelidade a Deus, após alcançar sua vitória?
Certamente Deus tem vitórias garantidas para a vida de todo aquele que fiel e prudentemente espera Nele.

 

Paz


Sede: Elzira Vivacqua, 195 - Jardim Camburi - Cep 29090-350 - Vitória - ES - Brasil
Rádio Profetizando Vida © - www.profetizandovida.com

Desenvolvido e Hospedado por Poly Design - www.polyinformatica.com