ANO DA COLHEITA E SUAS ESTAÇÕES ESPIRITUAIS

ANO DA COLHEITA E SUAS ESTAÇÕES ESPIRITUAIS

Na gênesis do mundo, lemos:
Gênesis 8.22: “Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite”.
Na gênesis da igreja, encontramos:
Atos 14.17: “contudo, não se deixou ficar sem testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas, enchendo o vosso coração de fartura e de alegria”.
INTRODUÇÃO
Todos sabemos que são 4 as estações do ano; Primavera, Verão, Outono e Inverno. A Primavera é a estação das flores, o verão é a época do calor, o outono é a época das frutas e finalmente o inverno é a época do frio.
Ec 3.1 diz: “Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para tudo debaixo do céu.”
Os problemas surgem quando uma pessoa não consegue discernir a estação espiritual que está vivendo. Se não soubermos identificar corretamente a estação e o seu propósito responderemos de maneira errada.
ESTAÇÕES ESPIRITUAIS
1°. PRIMAVERA – Tempo de cumprimento de promessas
1. É a estação das flores e onde os dias ficam mais longos do que a noite.
Sl 30.5: “…Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã”.
2. A primavera sempre sucede ao inverno. Devemos sempre esperar uma primavera espiritual logo depois de um difícil inverno.
Ct 2.11: “Porque eis que passou o inverno, cessou a chuva e se foi; aparecem às flores na terra, chegou o tempo de cantarem as aves, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. A figueira começou a dar seus figos, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, querida minha, formosa minha, e vem”.
3. Aqui vemos promessas de Deus florescendo em nossas vidas. É a estação onde experimentamos prosperidade.
Is 27.6: “Dias virão em que Jacó lançará raízes, florescerá e brotará Israel, e encherão de fruto o mundo”.
2°. VERÃO – Encontrando Deus na escassez
1. Suas principais características são dias longos e quentes (temperatura elevada), mas também possui dias geralmente chuvosos.
2. A chuva é o derramar do Espírito Santo (avivamento).
3. Algumas vezes o verão trás calor e enfado (sequidão espiritual). Nesses momentos devemos aprender a cavar mais fundo para encontrar água e experimentar refrigério.
4. O verão produz a habilidade de encontrar Jesus sem o auxílio de terceiros (estímulos externos), ou artifícios.
5. Aprendemos a adorar sozinhos e recebermos diretamente do Senhor, sem fazer uso de intermediários.
3°. OUTONO – Tempo dos frutos
1. O Outono é uma estação que indica a passagem do verão para o inverno e suas principais características são: O amarelar das folhas e posteriormente suas quedas que pode causar um visual bastante agradável para nossos olhos.
2. O outono é a estação dos frutos (maior variedade de frutas). O clima e a temperatura desta época do ano é a mais propicia para a produção de diversas frutas. E, além de aproveitar o aroma e sabor das frutas, podemos cuidar de nossa saúde, pois muitas frutas têm o poder curativo.
Ezequiel 47.12: “Junto ao rio, às ribanceiras, de um e de outro lado, nascerá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer; não fenecerá a sua folha, nem faltará o seu fruto; nos seus meses, produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; o seu fruto servirá de alimento, e a sua folha, de remédio”.
- A todos nós, Deus dá a oportunidade de frutificarmos e enchermos a terra dos frutos do Senhor.
3. Infelizmente, muitos deixam passar essa estação sem manifestar os frutos:
Jd 1.12b: “…árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas”;
4°. INVERNO – Tempo para se aquecer
1. A principal característica do inverno é a queda da temperatura.
a. Representa a estação de frieza espiritual – não significa que devemos ficar frios espiritualmente.
O que fazer?
a. Alimentar-se com a Palavra de Deus (instintivamente ficamos com mais fome no inverno – isso é um mecanismo que nosso corpo encontra para aquecer-se, criando mais gordura, protegendo-nos, dessa forma, do frio).
- A Palavra de Deus tem todos os nutrientes espirituais necessários para nosso espírito.
b. Estar mais perto das pessoas. Quando nos aproximamos uns dos outros, o calor de um passa para outro e então ficamos todos aquecidos.
Ec 4.9,11: “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará?”
c. Aquecer-se junto ao “fogo do Espírito”!
2. Geralmente no período do inverno somos tomados por um instinto de “hibernar”. É aquela estação de nossas vidas onde não desejamos realizações, falta-nos motivação suficiente para caminhar.
a. Precisamos ter cuidado com a passividade e a preguiça espiritual, senão ficaremos sem frutos:
Pv 20.4: “O preguiçoso não lavra por causa do inverno, pelo que, na sega, procura e nada encontra”.
Mas existe uma quinta estação na vida de um servo de Deus:
5°. A QUINTA ESTAÇÃO: A ESTAÇÃO DA COLHEITA DE ALMAS
Jo 4.35: “Não dizeis vós que ainda há quatro meses até à ceifa? Eu, porém, vos digo: erguei os olhos e vede os campos, pois já branquejam para a ceifa”.
OBS.: A ceifa começava no mês de Abril, mais ou menos no tempo da Páscoa, e perdurava até a festa do Pentecoste. Isso significa que 4 meses antes da ceifa seria o mês de dezembro. O tempo próprio da semeadura era mais ou menos nos começos de dezembro.
1. Aqui está a estação que Jesus Cristo inaugurou quando veio a este mundo.
2. No mundo natural, há um período definido para a semeadura e para a ceifa, mas no mundo espiritual, essa estação é permanente.
- O tempo de colheita para a igreja não é daqui a “quatro meses”, mas agora mesmo!
Mt 9.37: “E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara”.
CONCLUSÃO
Cada estação espiritual produz em nós os frutos apropriados. Mas não importa em que estação espiritual estamos não podemos negligenciar a estação da colheita em função das outras.
Pr. Ricardo Raymundo

Sede: Elzira Vivacqua, 195 - Jardim Camburi - Cep 29090-350 - Vitória - ES - Brasil
Rádio Profetizando Vida © - www.profetizandovida.com

Desenvolvido e Hospedado por Poly Design - www.polyinformatica.com