PREPARAÇÃO PARA GANHARMOS + UM PARA JESUS

 

 

PREPARAÇÃO PARA GANHARMOS + UM PARA JESUS
 
DEUS chama a todos. Não é DEUS quem chama mais forte a um do que a outros. Na verdade, uns dão mais valor ao Evangelho do que outros.
Apocalipse 3.20 – “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”.
Muitos na hora da morte, estão de certa forma tão endividados com Satanás, que perdem o direito da Glória de DEUS, para pagar a “dívida” com a própria alma, eternamente. . . NO INFERNO
1Cor 1.26 – “Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados”.
Ef 1.18 – “Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos”;
1Tm 5.21 – “Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade”.
Rom 6.23 – “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”.
ESTUDO 1 - ARREPENDIMENTO DE OBRAS MORTAS
O QUE É O PECADO
O Novo Testamento Descreve o Pecado como:
1 – Errar o Alvo; como o arqueiro que atira e erra; Errar o caminho; como viajante que sai do caminho certo.
2- Dívida: O homem deve a Deus a guarda de seus mandamentos; todo pecado cometido é contração de uma dívida. Incapaz de pagá-la, a única esperança do homem é ser perdoado, ou obter remissão da dívida (Mateus 6.12).
3 – Desordem: ‘’O pecado é iniqüidade, literalmente desordem (1 João 3.4):
a) o pecador é um rebelde e um idólatra, porque deliberadamente quebra um mandamento, ao escolher a sua própria vontade ao invés de escolher a vontade de Deus; pior ainda, está se convertendo em Lei para si mesmo e, desta maneira, fazendo do ‘’eu’’ uma divindade’;
b) o pecado começou no coração de Lúcifer que disse: Eu serei; em oposição à vontade de Deus (Isaias 14.13-14).
c) o anticristo é o sem-lei (tradução literal de iníquo), porque se exalta sobre tudo que é adorado ou que é chamado Deus (2 Tessalonicenses 2.4-9).
d) o pecado é essencialmente obstinação e a obstinação é pecado. O pecado destronaria a Deus. Na cruz de Jesus, poderiam ter sido escritas estas palavras: O pecado fez isto!
4 – Desobediência: Literalmente, ouvir mal, ouvir com falta de atenção (Hebreus 4.2, Lucas 8.18).
5 – Transgressão: Literalmente, ir além do limite. Os mandamentos de Deus são cercas, que impedem o homem de entrar em território perigoso e, desta maneira, sofrer prejuízo para sua alma (Romanos 4.15).
6 – Queda: falta, ou cair para um lado, no grego donde a expressão: cair no pecado. Pecar é cair num padrão de conduta (Efésios 4.17).
7 – Derrota – é o significado da palavra queda, em Romanos 11.12. Ao rejeitar a Cristo, a nação judaica sofreu uma derrota e perdeu o propósito de Deus.
8 – Impiedade: de uma palavra que significa sem adoração, ou reverência. O homem ímpio é o que dá pouca ou nenhuma importância a Deus e às coisas sagradas. Estas não produzem nele nenhum sentimento de temor ou reverência. Ele está sem Deus porque não quer saber de Deus (Romanos 1.18; 2 Timóteo 2.16).
9 – O Erro: descreve aqueles pecados cometidos como fruto da ignorância, e, dessa maneira, diferenciam-se daqueles pecados cometidos presunçosamente, apesar da Luz esclarecedora. O homem que, desafiadoramente, decide fazer o mal, incorre em maior grau de culpa do que aquele que é apanhado em falta, a que foi levado por sua debilidade (Hebreus 9.7).
ESTUDO 2 - FÉ EM DEUS
A – A SALVAÇÃO DO PECADOR DEPENDE DE
a) a operação divina, na obra redentora de Cristo, já efetuada;
b) o acolhimento dessa obra, por parte do pecador, ou seja, a conversão (1ºTimóteo 1.15).
VIMOS, NO ESTUDO ANTERIOR, A CONDIÇÃO DO HOMEM COMO PECADOR E, PORTANTO
EM DESARMONIA COM DEUS. DA PARTE DE DEUS, ESTÁ REALIZADO TUDO QUE É NECESSÁRIO À SALVAÇÃO DO HOMEM (Romanos 1.16; Efésios 2.4-10; 1 Timóteo 1.15)
B – A SALVAÇÃO ABRANGE PASSADO, PRESENTE E FUTURO.
a) Quanto ao passado, somos salvos das penalidades do nosso pecado (Romanos 5.9).
b) Quanto ao presente, salvos do poder do pecado (Romanos 5.10; 1 Coríntios 1.18).
c) Quanto ao futuro, libertos da presença do pecado (Romanos 13.11; Hebreus 9.28). A salvação é dom de Deus (Efésios 2.8).
C) A CONVERSÃO COMPREENDE DUAS ATITUDES POR PARTE DO HOMEM:
a) seu arrependimento do pecado e
b) sua fé ou confiança no Salvador (Mateus 18.3).
c) Converter-se significa voltar-se de uma direção para o sentido contrário, dar meia volta e caminhar em direção a Deus. O ponto de referencia é Deus. (Atos 3.19; 22.4-16; 1º Tessalonicenses 1.9-10).
D) A CONVERSÃO COMPREENDE DOIS FATORES, UM NEGATIVO E O OUTRO POSITIVO, O ARREPENDIMENTO E A FÉ.
A) A palavra traduzida por arrependimento no novo testamento significa mudança de pensamento (Mateus 12.41; Atos 2.36-41).
B) É a revolta, consciente, do homem contra seu próprio pecado, que o leva a renegar esse pecado. Inclui três aspectos:
1) O aspecto intelectual O reconhecimento, pelo homem, de sua culpa diante de Deus, e de sua incapacidade de agradar a Deus (Mateus 3.1-2; Atos 17.30-31).
2) O aspecto emocional Pesar pelo seu pecado, como uma ofensa contra um Deus Santo e Justo (2º Coríntios 7.9-10)
3) O aspecto volitivo Mudança de propósito, resolução íntima contra o pecado e disposição para buscar de Deus o perdão, purificação e poder (Atos 17.30-31; Romanos 2.4).
C) A fé é o aspecto positivo da conversão
1) No arrependimento já existe o fator fé (Lucas 7.30)
2) A fé em Jesus (Atos 20.21) além de reconhecer a verdade a respeito do Salvador, deposita Nele a confiança a ponto de receber Dele a Salvação, e de submeter-se integral e definitivamente ao seu domínio. Isto se chama ‘’obediência’’ da fé (Romanos 1.5; 16.26).
3) O verbo ‘’crer’’ no novo testamento tem este sentido, de se depositar confiança (João 3.15-16; 3.18;36; João 5.24; Atos 16.31).
Paz,

Pr. Ricardo Raymundo
 

Sede: Elzira Vivacqua, 195 - Jardim Camburi - Cep 29090-350 - Vitória - ES - Brasil
Rádio Profetizando Vida © - www.profetizandovida.com

Desenvolvido e Hospedado por Poly Design - www.polyinformatica.com