DERRUBANDO MURALHAS (JOSUÉ 6)

 

DERRUBANDO MURALHAS (JOSUÉ 6)
PR. RICARDO RAYMUNDO
AS MURALHAS DE JERICO
ERAM COMPOSTAS DE 2 MUROS DE 9 METROS DE ALTURA QUE CORRIAM EM PARALELO MAIS OU MENOS 1 METRO DE EXTENSÃO, SENDO O PRIMEIRO MURRO COM ACABAMENTO DE LADRILHOS SECADOS AO SOL DE UNS 10CM DE ESPESSURA.
O MURO INTERIOR TINHA UMA ESPESSURA EM TORNO DE UNS 4 METROS. O ESPAÇO ENTRE OS DOIS MUROS VARIAVA DE 4 A 8 METROS, E OS MESMOS SE ENCONTRAVAM EM ALGUNS PONTOS ONDE AS PAREDES ERAM REVESTIDAS COM LADRILHOS. UMA VERDADEIRA FORTALEZA DE RESISTÊNCIA E ENGENHARIA PARA A ÉPOCA.
TUDO PODE PARECER FECHADO, PARADO E ETC, MAIS SAIBA O SENHOR DIZ NO V.3 – “ENTREGUEI NA TUA MÃO A CIDADE, SEU REI E SEUS VALENTES, OU SEJA, A NOSSA CIDADE DE VITÓRIA, O PRÍNCIPE ESTE MUNDO E SEUS DEMÔNIOS.
CABE A VOCÊ SABER DECIDIR O QUE FAZER COM O INIMIGO. DOMINÁ-LO A CADA DIA OU PERMITIR QUE ELE AUMENTE SEU TERRITÓRIO FECHANDO A CIDADE PARA VOCÊ NA ÁREA MATERIAL E ESPIRITUAL. NÃO PERMITA QUE ELE FECHE SEU EMPREGO, A VIDA EMOCIONAL DE SUA FAMÍLIA, SEU RELACIONAMENTO CONJUGAL, SAÚDE, PAZ, EVANGELISMO, SALVAÇÃO DE VIDAS, UMA VIDA CHEIA DE DONS, ESTA É A QUESTÃO QUAL SERÁ SUA DECISÃO UMA VIDA DE VENCEDOR, OU UMA VIDA LIMITADA E CONTEMPLATIVA E DERROTADA.
O INIMIGO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS, VAMOS RODEAR A CIDADE E CERCÁ-LA E POSSUIR TUDO QUE É NOSSO POR PROMESSA. Mt 16.18 – “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do hades não prevalecerão contra ela”; Sl 115.16- “Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens”.
DUAS ATITUDES SÃO IMPORTANTES PARA NÃO DUVIDARMOS DA PROMESSA DE DEUS. VEJAMOS A SEGUIR:
1.ª ATITUDE PARA NÃO DUVIDARMOS DA PROMESSA DE DEUS – PRECISAMOS NOS PROTEGER EM 3 ÁREAS:
1.MENTE - DE ONDE VEIO ESTE PENSAMENTO? 2 Co 10.3-6, “Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne, pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo; e estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência”.
GUARDE FIRME A PROMESSA DE DEUS EM SUA MENTE:
EM Rm 4.18-21, ”O qual, em esperança, creu contra a esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência; e sem se enfraquecer na fé, considerou o seu próprio corpo já amortecido (pois tinha quase cem anos), e o amortecimento do ventre de Sara; contudo, à vista da promessa de Deus, não vacilou por incredulidade, antes foi fortalecido na fé, dando glória a Deus, e estando certíssimo de que o que Deus tinha prometido, também era poderoso para o fazer”.
2.CORAÇÃO – ATITUDES E EMOÇÕES, Pv 4.23, “Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” ; Ef 4.26,27, “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira; nem deis lugar ao Diabo”.
3.LÍNGUA – POSSUI UM ENORME PODER E O INIMIGO SABE DISSO, Tg 3.4-6, “Vede também os navios que, embora tão grandes e levados por impetuosos ventos, com um pequenino leme se voltam para onde quer o impulso do timoneiro. Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniqüidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno”; Sl 141.3, “Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta dos meus lábios”!
2.ª ATITUDE PARA NÃO DUVIDARMOS DA PROMESSA DE DEUS – GUERREAR AS TREVAS COM 3 TÁTICAS BÁSICAS QUE SEMPRE NOS LEVARÁ A GRANDES VITÓRIA.
1.RECONHECER – QUE ESTAMOS NESTA LUTA/GUERRA/PROVA, CONHECER AS TÁTICAS DO INIMIGO É O MESMO QUE ESTAR NA LUZ, POIS ELE SÓ OPERA NAS TREVAS. ELE SEMPRE PROCURA TIRAR VANTAGENS DE NOSSA IGNORÂNCIA. QUANTO AS REALIDADES ESPIRITUAIS.
A BÍBLIA NOS ENSINA QUE PRECISAMOS ESTAR ALERTA, ISTO É, VIGIANDO, PRECISAMOS “FICAR FIRMES CONTRA AS CILADAS DO DIABO”. O INIMIGO NÃO É ALGUMAS VIBRAÇÕES RUINS, NEM ENERGIAS NEGATIVAS, MAS UM SER QUE PENSA, CONVERSA , ESCUTA, OBSERVA E PLANEJA ESTRATÉGIAS CONTRA NOSSA VIDA. 2 Co 2.11, “porque não ignoramos as suas maquinações” ; Ef 6.11, “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo”.
2.REJEITAR – É O ASPECTO PASSIVO DESSA LUTA. ASSIM QUE PERCEBEMOS O QUE ELE ESTÁ QUERENDO FAZER PRECISAMOS IGNORAR DELIBERADAMENTE ESSA ATUAÇÃO E PROCURARMOS EVITÁ-LA. SATANÁS DIZ: “DEIXA PRÁ LÁ, DEUS NEM TA AÍ”. NÃO LIGUE PARA O INIMIGO ELE É MENTIROSO.
3.RESISTIR – QUANDO O INIMIGO DESCOBRE QUE VOCÊ NÃO DOMINA UMA ÁREA DE SUA VIDA O SEUS ATAQUES AUMENTAM, AS DISTÂNCIAS FICAM CADA VEZ MAIS CURTAS DO ATAQUE DE SATANÁS.
JESUS VEM ANTES QUE O DIA ROMPA. O CHORO PODE DURAR TODA UMA NOITE, MAS A ALEGRIA VEM PELA MANHÃ.
ESTE É O ASPECTO ATIVO DA LUTA ESPIRITUAL – “RESISTI AO DIABO E ELE FUGIRÁ DE VÓS”. DEUS NÃO IRÁ RESISTIR POR NÓS ELE JÁ DEU O EXEMPLO.
DIGA AO INIMIGO DE UMA VEZ POR TODAS.
REPITA ESSA ORAÇÃO DE GUERRA… AGORA BASTA SATANÁS DURANTE MUITOS ANOS VOCÊ VEM FALANDO, ENGANANDO E FAZENDO COM QUE EU TOME DECISÕES ERRADAS E MUITAS OUTRAS COISAS, POIS TENHO ME DEIXADO VENCER POR UM DERROTADO, MAS AGORA EU DESCOBRI E ENTENDI E NÃO QUERO MAIS SER SUBJUGADO POR UM DERROTADO, E TE DIGO BASTA, ACABOU, VOCÊ NÃO VAI MAIS ME ENGANAR, POIS O SENHOR ME DEU A PALAVRA DE VITORIA E DE DESTRUIÇÃO DE TODAS AS MURALHAS DE MINHA VIDA NESTA HORA, A PALAVRA É ESTA SATANÁS: O SENHOR ME ENTREGOU VOCÊ NAS MINHAS MÃOS E EU SEI O QUE VOU FAZER COM VOCÊ AGORA MESMO EU TE ORDENO VAI PARA O ABISMO EM NOME DE JESUS.
ESTEJA CONVICTO DE NOSSA SUPERIORIDADE (ASSIM ELE SOME) Tg 4.7, “Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós”; 1 Pe 5.8,9, “Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo”.
O SENHOR PODE SALVAR A TUA ALMA DE QUALQUER SITUAÇÃO EM TUA VIDA E EM TODAS AS BATALHAS DE GARANTIR A VITÓRIA E TAMBÉM DA DESTRUIÇÃO FINAL. POIS EM CRISTO RESIDE O PODER SALVADOR DE DEUS. Hb 12.28-29, “Pelo que, recebendo nós um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e temor; pois o nosso Deus é um fogo consumidor”.
PAZ!
Este estudo foi visualizado: 11921 vezes