Vaidade Espiritual Torna Cego e Surdo

                          

Pr. Ricardo Raymundo

 

 Leitura: 2 Reis 2.16-18

 

“Olha, nós, teus servos, temos cinqüenta homens fortes. Deixa-os sair à procura do teu mestre.” (v. 16)

Você lembra como os discípulos dos profetas se gabavam da revelação que haviam tido? Cochichavam no ouvido de Eliseu: “Você sabe que hoje o Senhor vai levar para os céus o seu mestre?” Pois, agora que o Senhor havia levado Elias, esta superespiritualidade de antes revela ser incrédula! Descrê a ponto de insistir em procurar Elias! A fala dos discípulos dos profetas mostra o quanto sua eloqüência de antes foi corroída pela dúvida: “Talvez o Espírito do Senhor o tenha levado e deixado em algum monte ou em algum vale!” Quando vaidade espiritual esnoba conhecer os planos de Deus, a dúvida entra sorrateiramente no coração! A palavrinha talvez é o termômetro que indica que a certeza se foi! Nem o fato de terem visto Eliseu cruzar o rio Jordão os ajuda. Quão diferente é a postura de Elias nesta hora! Em sua obediência silenciosa viu Elias ser levado pelo carro de fogo. Isto resulta, agora, na certeza serena do que Deus fez! Ele até tenta poupar os discípulos dos profetas de correrem em vão em sua cegueira. Mas, além de espiritualmente cegos, eles também estão surdos. Constrangido, Eliseu os deixa procurar por Elias. Ao voltarem, frustrados e cansados, ele apenas constata: “Não lhes disse que não fossem?”

Esta palavra nos deve servir de alerta! Quanta correria vã pode tomar conta da vida dum discípulo, da igreja, porque eles se deixaram atropelar pela vaidade espiritual!

 

Oração: Guarda-me, Senhor Jesus, da vaidade espiritual! Perdoa-me quando eu, cego e surdo para o que Tu fazes e queres, corro por caminhos vãos! Quero aprender a deixar-me guiar pelo teu Espírito para a obediência e certeza de fé.

                                  

 

Paz


Sede: Elzira Vivacqua, 195 - Jardim Camburi - Cep 29090-350 - Vitória - ES - Brasil
Rádio Profetizando Vida © - www.profetizandovida.com

Desenvolvido e Hospedado por Poly Design - www.polyinformatica.com