Ser Sábio aos Olhos de Deus



Pr. Ricardo Raymundo





Leitura: Tiago 3.13-16

"Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria". (v. 13)

Mais ou menos mil anos antes de Tiago enfocar o tema da sabedoria, houve, em Israel, um rei que também a buscou para ser melhor qualificado para governar. Salomão era bastante jovem quando tornou-se rei em Israel. Ao subir ao trono em lugar de Davi, seu pai, deparou-se com múltiplos casos em que deveria julgar o povo a ele confiado. Ao sentir o peso da responsabilidade da função, percebeu que não sabia como conduzir-se nela. Então dirigiu-se a Deus em oração e lhe pediu sabedoria. Conta o relato de 1 Reis 3.1-15 que esse pedido agradou a Deus e o dom da sabedoria foi concedido a Salomão.
Para que serve a sabedoria? Conforme Tiago, ela cumpre uma função decisiva na vivência da fé cristã. No entanto, ela não é produto do esforço e da capacidade humana, mas um dom gracioso de Deus. É Deus quem nos presenteia com sabedoria por amor. Ele o faz para que nós façamos uso dela para amar.
A sabedoria confiada por Deus cumpre uma finalidade no mundo. Por ela Deus nos capacita a levar o amor, a justiça e a verdade a outros. A sabedoria não é uma grandeza em si, mas um instrumento para que pessoas conheçam e abracem o evangelho de Jesus Cristo. Neste sentido, a sabedoria é conferida por Deus para que nós, pela nossa conduta sábia, testemunhemos o seu amor no mundo.

Oração: Senhor, faze de mim um instrumento de tua paz, de teu amor e de tua verdade. Concede-me sabedoria para compreender as pessoas, aceitá-las e amá-las assim como sou amado por ti. Amém.
 


Paz


Sede: Elzira Vivacqua, 195 - Jardim Camburi - Cep 29090-350 - Vitória - ES - Brasil
Rádio Profetizando Vida © - www.profetizandovida.com

Desenvolvido e Hospedado por Poly Design - www.polyinformatica.com