Deus Concede Fé e Possibilita Obras


 
Pr. Ricardo Raymundo


Leitura: Tiago 2.18-20, 24


«Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras. Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem - e tremem!» (v.18, 19)

É bom que se diga que ser salvo (v.14) e ser justificado (v. 23) significa o mesmo. Será que fé e obras também são a mesma coisa? Não, mas elas têm a mesma base. Como, então, podemos entender a relação entre fé e obras? Vejamos primeiro como essa relação não deve ser entendida: a) Ela não deve ser entendida como se 50% de fé e 50% de obras realizassem a salvação ou justificação. b) Ela também não deve ser vista como se o que uma não consegue a outra compensasse. Como se uma vez houvesse mais fé que obras e na outra vez mais obras que fé. c) Ela não é resultado de uma crença numa doutrina correta (v.19). Concordar com uma doutrina correta não redime ninguém.Fé e obras são concedidas e possibilitadas pelo Deus vivo. Por essa razão o apóstolo Paulo diz: desenvolvam a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar (Fp 2.12s). Chegar à fé em Jesus Cristo ou ser justificado ou salvo por Deus normalmente é um acontecimento invisível. Mas viver na fé em Jesus Cristo, viver como justificado por Deus, isso não fica escondido, mas se manifesta nas obras da fé.
À nossa volta tornou-se moda falar de fé forte, em benefício próprio. Isto ilude muita gente. Por isso, convém estarmos atentos para que o nosso modo de viver não fale tão alto que não dê mais para escutar e aceitar as nossas palavras.

Oração: Senhor, Tu és o autor da fé e o doador de todas as boas dádivas. Rogo-te que a minha fé em ti não blasfeme o teu nome por causa dos meus atos, mas o engrandeça onde vivo. Amém.


Paz
 


Sede: Elzira Vivacqua, 195 - Jardim Camburi - Cep 29090-350 - Vitória - ES - Brasil
Rádio Profetizando Vida © - www.profetizandovida.com

Desenvolvido e Hospedado por Poly Design - www.polyinformatica.com