Tremendo Diante de Deus

 

Pr. Ricardo Raymundo

 
Leitura: Mateus 6.5-14 e Êxodo 20.18-21

“Santificado seja o teu nome.” (v. 9)


Existem muitas palavras que falamos sem saber o que significam. “Santificado” é uma delas. Esta palavra vem de “santo”. O que significam?
Quando chamamos Deus de Santo, estamos dizendo que Ele está separado de todo mal, que não tem nenhum pecado nem erro algum. Tudo nele é certo, confiável.  Ele nunca mente e sempre cumpre a sua palavra. É muito difícil imaginarmos alguém desse jeito. A Bíblia diz que Deus é o Pai das luzes [que] não muda como sombras inconstantes (Tg 1.17). Por isto os anjos louvavam exclamando: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos” (Is 6.3).  Ele é tão puro que os israelitas tremeram assustados quando viram os trovões e os relâmpagos no Monte Sinai no dia em que Deus lhes deu os Mandamentos.

Por isto pediram a Moisés: “... fala tu mesmo conosco, e ouviremos. Mas que Deus não fale conosco para que não morramos” (Êx 20.19).
Quando pedimos “Pai, santificado seja o teu nome”, reconhecemos essa santidade de Deus! Também desejamos e pedimos que sua presença pura molde na nossa vida, bem como a de todas as pessoas. Como isso acontece?

O reformador Martinho Lutero explicou que “isso acontece quando a Palavra de Deus é ensinada de forma clara e pura, e nós, como filhos e filhas de Deus, também vivemos uma vida santa de acordo com ela”. Este é o significado de “santificado seja o teu nome”.

Oração: Santo, Santo, Santo é o teu nome, Senhor! Os israelitas temeram diante de ti! Nós também queremos temer. Desejamos provar a tua santidade na nossa vida. Santificado seja o teu nome entre nós! Amém.

Paz


Sede: Elzira Vivacqua, 195 - Jardim Camburi - Cep 29090-350 - Vitória - ES - Brasil
Rádio Profetizando Vida © - www.profetizandovida.com

Desenvolvido e Hospedado por Poly Design - www.polyinformatica.com