A Chance do Retorno

 

 

Pr. Ricardo Raymundo

 

Leitura: 2 Reis 5.25-27

“Onde você esteve, Geazi?” (v. 25)

Nada mais sensato do que, depois de uma operação de “aproveitar a chance”, voltar aos afazeres do dia-a-dia da forma mais discreta possível. Assim também Geazi chega em casa e se apresenta a Eliseu como se nada tivesse acontecido. O importante, agora, é não chamar atenção.
Mas Eliseu, guiado pelo Espírito de Deus, faz uma única pergunta: “Onde você esteve, Geazi?”. Ele não repreende, não insinua, não discute, não julga, mas simplesmente pergunta. Justamente nesta breve pergunta dá a Geazi a chance de poder reconhecer que o que fez não foi o correto. Ainda que dolorosa, a pergunta é graciosa: convida a voltar atrás e recomeçar.
Porém Geazi não aproveitou esta oportunidade. Pelo contrário, ele se esconde atrás de mais uma “pequena” mentira. Assim distancia-se da oportunidade que lhe é oferecida. Em conseqüência disto, Eliseu, o homem de Deus que curou Naamã, profetiza a doença sobre Geazi e seus descendentes. E é assim que Deus age em nossas vidas até os dias de hoje. Num primeiro momento Ele nos pergunta como perguntara a Adão: “Onde está você?”; ou a Caim: “Onde está o seu irmão?”; ou a Pedro: “Você me ama?”. Ele pergunta, não para nos constranger ou julgar, mas para dar-nos a chance do reconhecimento, do retorno e da reconciliação.
Se dermos atenção às perguntas feitas por Deus e respondermos a elas com sinceridade, teremos inúmeras chances de recomeçar. “Deus é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1.9).

É assim que Ele se propõe cuidar de nossas vidas: transformando o nosso erro na chance para um novo caminho.

Oração: Pai amado, obrigado pela chance do recomeço!

Paz


Sede: Elzira Vivacqua, 195 - Jardim Camburi - Cep 29090-350 - Vitória - ES - Brasil
Rádio Profetizando Vida © - www.profetizandovida.com

Desenvolvido e Hospedado por Poly Design - www.polyinformatica.com