O Servo que se Torna Amigo

O Servo que se Torna Amigo

 

Pr. Ricardo Raymundo

 

Leitura: João 15.14-15


“ Vocês serão meus amigos, se fizerem o que lhes ordeno.” (v. 14)

Parece estranha essa afirmação de Jesus. Será que ele estaria negociando? Como ser amigo se continuo tendo que obedecer? Na visão do amor isso é simples. Imagine um pai que ama muito o filho e o está educando com amor, disciplina, ensinando a obedecer e a conviver com o próximo. Quando o filho obediente amadurece, as regras tornam-se desnecessárias.Jesus faz a mesma coisa: exige obediência, nos faz crescer e então nos “promove”. O cristão maduro não precisa de leis. Jesus pode compartilhar conosco sobre seus planos sem que nos ensoberbeçamos ou nos aproveitemos de tal liberdade. Pois Jesus não é nosso “chapa”, colega que pode ser tratado em nível de igualdade. Ele continua sendo o Senhor.  Ser amigo de Jesus não é ser igual a ele.

 Essa amizade indica intimidade, compartilhamento, entendimento. Ela reflete a consciência limpa de uma pessoa que cumpriu sua parte, que não é questionada em sua ética, em seu relacionamento com o próximo. A amizade de Jesus nos conduz a um aprofundamento do conhecimento dele e de nós mesmos. Gera uma cumplicidade santa nos nossos projetos. Numa relação destas não pode haver dúvida sobre as respostas às nossas orações. Por que não buscamos a intimidade de Jesus como buscamos a de alguém por quem nos apaixonamos? Se o buscarmos com todas as nossas forças, certamente iremos achar o “elixir” da paz. Nosso coração ficará saciado. Riremos para o futuro. Poderemos imaginar Deus rindo e chorando conosco nas horas mais importantes da nossa vida.


Oração: Hoje eu quero pedir que o Senhor me dê um coração apaixonado, vibrante, que se sente amado e perdoado, que confia no Deus que se fez meu amigo.
Paz
 


Sede: Elzira Vivacqua, 195 - Jardim Camburi - Cep 29090-350 - Vitória - ES - Brasil
Rádio Profetizando Vida © - www.profetizandovida.com

Desenvolvido e Hospedado por Poly Design - www.polyinformatica.com