Será que Deus se Esconde?


 

 

Pr. Ricardo Raymundo

 

Leitura: Salmo 42.1-3

"Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo:“Onde está o seu Deus?” (v. 3)

Este versículo nos faz lembrar de Jó, que perdeu tudo – filhos, animais, bens, saúde. Quando toda aquela desgraça caiu sobre sua vida e família (Jó 1e 2), ele teve a sensação de que Deus o havia abandonado.

Em momentos de calamidades e dificuldades, facilmente chegamos a esta mesma conclusão: Deus se esqueceu de mim. Há uma brincadeira de criança que se chama cabra-cega. As crianças fazem uma roda e duas ficam no meio com os olhos vendados. Uma chama: “Joãozinho, onde estás?” e a outra criança responde: “Aqui!” e tenta fugir para não ser pega.

No versículo que lemos hoje, o salmista sente-se como se estivesse brincando de cabra-cega com Deus. “Deus, onde estás?”, pergunta, pois não sente mais a presença de Deus em sua vida. Isto o deixa tão desesperado e triste a ponto de chorar dia e noite. Os inimigos aproveitaram a situação para tentá-lo e abatê-lo ainda mais, desafiando-o a apresentar provas de Deus: “Onde está o seu Deus, justo quando você mais precisa dele?” Quando enfrentamos dificuldades e não vemos saída, facilmente a dúvida que nos dá a sensação de que Deus nos abandonou enche o nosso coração.

 Mas esta é apenas nossa impressão e não a realidade. Pois Deus sempre está presente, assim como o sol está presente atrás das nuvens num dia de chuva. O sentimento de abandono que por vezes nos sobrevém não altera a realidade da presença de Deus.


Oração: Senhor, obrigado que Tu sempre estás perto! Perdoa minhas dúvidas e queixas quando acho que me abandonaste, pois nas horas difíceis Tu estás mais perto do que nunca.

Paz


Sede: Elzira Vivacqua, 195 - Jardim Camburi - Cep 29090-350 - Vitória - ES - Brasil
Rádio Profetizando Vida © - www.profetizandovida.com

Desenvolvido e Hospedado por Poly Design - www.polyinformatica.com