Como Você Entende o Que Ouve?

Pr. Ricardo Raymundo

 

Leitura: João 16.25-28

“Embora eu tenha falado por meio de figuras...” (v. 25)

                           

Certa vez quatro cegos foram ao zoológico para conhecer um elefante. Cada um tocou no animal e, depois, contou como imaginava um elefante. O primeiro apalpou a tromba e disse que era como uma mangueira grossa, comprida e áspera. O segundo apalpou a perna e descreveu o elefante como uma árvore grossa. O terceiro tocou a barriga do animal e disse que era uma parede alta e rústica, acima do chão. O quarto apalpou o rabo e afirmou que o elefante se parecia a um cipó com cabelos. Quem ouvisse estes relatos não reconheceria o animal. As idéias eram tão divergentes que não permitiam uma conclusão!A situação dos discípulos era semelhante. Espiritualmente cegos, eles fixavam-se nas suas expectativas e esperanças de como seria o Messias. Podemos imaginar o turbilhão de coisas que passavam em suas cabeças ao ouvirem as palavras de Jesus. Os discípulos tinham níveis diversos de relacionamento com Jesus. Os três mais íntimos eram Pedro, Tiago e João. Cada um procurava entender tudo a partir do seu contato. No caso dos cegos, a confusão acabou quando alguém lhes explicou como é o elefante e fez conexão entre o que cada um sentiu. Pelo mesmo motivo Jesus disse que não usaria mais figuras, “mas lhes falarei abertamente a respeito do meu Pai”. Podemos imaginar a reação dos discípulos: “Ah, agora sim, dá pra entender!” Você percebe o que Jesus pretende dizer-lhe? Você entende por que ele veio do Pai e volta para Ele? Qual é a sua maior dificuldade para entender a Palavra de Deus?

 

Oração: Senhor ajuda-nos a entender o que realmente estás nos falando pela tua palavra. Esclarece-nos e fortalece-nos em guardar e obedecer teus ensinamentos. Em nome de Jesus.

Paz


Sede: Elzira Vivacqua, 195 - Jardim Camburi - Cep 29090-350 - Vitória - ES - Brasil
Rádio Profetizando Vida © - www.profetizandovida.com

Desenvolvido e Hospedado por Poly Design - www.polyinformatica.com